Alunos orientados pelos melhores professores podem aprender até 68% mais que aqueles que não têm um docente de grande qualidade à frente da turma. Essa é a conclusão do estudo “Caminhos para Melhorar o Aprendizado”, realizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República em conjunto por diversas instituições. O estudo ressalta ainda que a educação continuada do educador é fundamental para seu desempenho em sala.
Com essa formação, segundo especialistas, o docente aprende a lidar com o magistério de fato e encontrar formas de adequar seu conhecimento à realidade dos alunos. A quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura da escola também se mostram fundamentais para esses resultados.
A compilação reúne dados a partir de experiências em salas de aula que obtiveram resultados positivos para o aprendizado. De acordo com o documento, os textos analisados e tornados públicos demonstram que “uma boa escola e um bom professor são indispensáveis para o aprendizado do aluno”.
Professor, qual é a sua opinião sobre o estudo? Você considera importante a formação docente? Quanto você acha que o aproveitamento do professor nesses cursos interfere no aprendizado dos alunos?
Confira a matéria completa aqui.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Estudo revela importância da formação continuada para o aprendizado
Programa estimula futuros cientistas
O Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) estimula também os estudantes a se tornarem futuros cientistas. Durante o encerramento da última edição do programa no Rio de Janeiro, o Diretor Adjunto do Instituto Ciência Hoje, Franklin Rumjanek, falou sobre a motivação dos estudantes participantes a escolherem a carreira científica. No vídeo abaixo você vê o exemplo do aluno Matheus de Paula, que pode se tornar, quem sabe, um futuro cientista?!
Dica de livro: O menino que perguntava
Divulgação |
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Professor, que tal postar seu experimento?
Para você que ainda não produziu um experimento, aí vão algumas dicas:
Primeiramente, seria interessante definir qual é a pergunta-problema que o seu experimento vai responder. Essa é a chave de todo o experimento. Depois, deve-se listar todos os materiais necessários, o passo a passo de como proceder e o que aconteceu, ou seja, qual é a explicação científica da sua experiência.
Você precisa definir um formato da sua produção (vídeo, fotonovela, animação, ilustração etc). No portal Casa de Curioso (http://casadecurioso.com.br/experimento.php) você encontra muitos exemplos de experimentos já postados, inclusive por professores.
Também é interessante dar uma olhada nos tutoriais. Nesse aqui, por exemplo, você aprende como produzir um vídeo: http://casadecurioso.com.br/tutorial_video.php?id=18.
Lembramos que você pode sempre entrar em contato com o seu formador pelo canal “Alô, Formador”!
Aguardamos seu experimento no portal!
quarta-feira, 6 de julho de 2011
+1 Rede Social
O Google+ por enquanto está aberto apenas para convidados. |
O Google lançou mais uma rede social que promete competir com o Facebook. O Google+, ou Plus, por enquanto está aberto apenas para convidados e já provoca a curiosidade na rede.
O ponto forte do Plus é a privacidade, calcanhar de aquiles do Facebook. No Google+, você não adiciona amigos diretamente à sua rede. Os contatos são organizados por círculos: família, amigos, colegas de trabalho, os gente-boa, os malas ou qualquer outra categoria – ou círculo – criada por você.
Continue lendo >>
Aguente esse barulho!
Inseto aquático que mede apenas 2 milímetros foi considerado o animal mais barulhento do mundo. |
Você sabe qual é o animais mais barulhento da Terra? Na certa você deve ter pensado em grandes animais, como o elefante ou a baleia azul. Mas uma pesquisa comprova que o animal mais ruidoso em proporção ao seu tamanho é um inseto aquático que mede apenas 2 milímetros, e que, para atrair as fêmeas, "canta" com uma potência de até 99,2 decibéis - equivalente ao som de uma orquestra assistida na primeira fileira.
Cientistas do Museu Nacional de História Natural de Paris e da Universidade escocesa de Strathclyde conseguiram gravar e medir pela primeira vez com microfones debaixo da água o som produzido pelo Micronecta scholtzi, um percevejo aquático.
Continue lendo >>
Respeito à ciência
Avatar mostra conflito entre humanos e nativos do planeta Pandora. Foto: Divulgação. |
Casa de Curioso comemora nove experimentos
Dos mais variados estilos – de fotonovela a ilustrações animadas - os experimentos postados por professores no portal Casa de Curioso comprovam os mais diversos fenômenos. Produzidos por docentes de escolas municipais do Rio de Janeiro, os nove vídeos chamam a atenção pela diversidade.
Desde o primeiro experimento postado, sobre como simular um vulcão em erupção, os professores já produziram experimentos abordando a prevenção à dengue, combustão espontânea, ponto de congelamento da água e mistura e produção de novos materiais. Por meio das produções, os docentes e seus alunos mostram ainda como simular o lançamento de foguetes e até como apagar uma vela sem assoprá-la.
Parabéns aos professores participantes! Esperamos novos experimentos!
Confira as produções em: http://casadecurioso.com.br.