PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

Dicas para criar um blog


1. Escolher provedor
Escolha um provedor de blog dentre os vários disponíveis na internet. Muitos são grátis e se destacam pela grande facilidade que oferecem em suas ferramentas de edição, dispensando qualquer tipo de conhecimento técnico prévio. Nosso blog está hospedado no Blogger. Esse provedor é gratuito. Clique no link abaixo e veja um exemplo.

 http://www.blogger.com 


2. Cadastro e endereço na internet
Faça o seu cadastro. Por meio dele, você definirá um login e senha, necessários para que possa acessar o seu blog. Na sequência, crie um nome para o seu blog. Ele será o seu endereço na internet, e é por ele que as pessoas poderão encontrá-lo(la) e ter acesso ao seu diário de experiências.



  

3. Personalização
Depois do cadastro, assim que o acesso já estiver disponível, você poderá personalizar o seu blog. Sua primeira ação deverá ser a de informar o título e descrever brevemente de que tema principal tratará o seu blog. Em seguida, formatações de layout estarão disponíveis. Você poderá escolher as cores das letras, as imagens de plano de fundo e os temas visuais disponíveis. 



4. Ferramentas de relacionamento
Ao escolher as opções de personalização de seu blog, você tem à disposição várias ferramentas para estabelecer comunicação com os leitores e outros blogueiros. No lado esquerdo do nosso blog estão algumas delas.
Lista de blogs, importante para manter relacionamento com outros blogueiros e ampliar as opções do leitor.
Lista de site, uma ferramenta útil para ampliar as opções de seu leitor.
Seguidores, aqui ficam registradas as pessoas que se cadastraram no blog e, portanto, divulgando-o. 


5. Como postar
Todos os provedores de blog oferecem ferramentas para construir as postagens. Elas podem variar em alguns aspectos ou na composição, mas geralmente possuem os recursos básicos-padrão: caixa para escrever os textos, opções de alterar tipo de letra e cor de texto, ferramenta de inserção de links, imagens e vídeos. Veja abaixo um vídeo de exemplo.


Leia ainda:

Continue lendo >>