PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reflexões – Miguel Nicolelis

Foto: Roberto Fleury/UnB Agência
O neurocientista Miguel Nicolelis já foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American. Primeiro cientista brasileiro a ter um artigo publicado na capa da conceituada revista Science, Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke, nos Estados Unidos. A equipe foi responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) entre uma das tecnologias que vão mudar o mundo.

Confira o que o pesquisador falou sobre a educação científica e a forma como o ensino de Ciências pode mudar a visão das crianças diante do mundo:

"Se você levar a educação científica e a prática da ciência como uma atividade lúdica, desde os primeiros anos da formação e educação, e isso se transformar em algo tão comum quanto a criança jogar futebol no recreio, você cria uma visão comunitária. Isso porque as crianças passam a ter a ciência como algo importante na vida delas, que faz parte do cotidiano, as famílias vão entender a relevância da ciência na vida de todos nós e vão querer poder participar dos meios de produção e da geração do conhecimento de ponta e consumo desse conhecimento e tecnologia de ponta". 

Miguel Nicolelis, neurocientista, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, de Natal (RN), em 17 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe!