PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

sexta-feira, 4 de março de 2011

Crônica: Os Terroristas, de Moacyr Scliar

O escritor e médico Moacyr Scliar faleceu na madrugada de 27 de fevereiro, deixando um legado de mais de 70 livros, entre romances, contos e crônicas. Entre os mais famosos, estão "Exército de um homem só" e "Um sonho no caroço de abacate". O blog Casa de Curioso faz uma homenagem ao escritor, publicando “Os terroristas”, crônica sobre um rígido professor e o plano de sua turma de sabotar as notas. 


“Era um professor duro, exigente e implacável. As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano quase todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas que ele anotava cuidadosamente no livro de chamada eram as mais baixas possíveis. O que fazer?
Reuniam-se todos os dias no bar em frente ao colégio, para discutir a situação, mas nada lhes ocorria. Até que um deles teve uma ideia brilhante. O livro de chamada. A solução estava ali: tinham de se apossar do livro de chamada e mudar as notas. Um 0 poderia se transformar em 8. Um 1 poderia virar 7 (ou 10, dependendo do grau de ambição).
O problema era pegar o livro, que o professor não largava nunca, nem mesmo para ir ao banheiro. Aparentemente só uma catástrofe poderia superá-los. Recorreram, pois, à catástrofe. Um dos alunos telefonou do orelhão em frente ao colégio, avisando que havia um princípio de incêndio na casa do professor. Avisado, o pobre homem saiu correndo da sala de aula, deixando sobre a mesa o famigerado livro de presenças.
Acreditareis se eu disser que ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro. Os rapazes se olhavam, mas nenhum deles tomou a iniciativa de mudar as notas. Às vezes a consciência pesa mais que a ameaça da reprovação.”

*A crônica “Os terroristas” foi publicada no livro “Deixa que eu conto”. Editora Ática.

6 comentários:

  1. muitooo boom !!!!!
    ')

    ResponderExcluir
  2. o texto real tem 6 paragrafos , não quatro (-_-)
    mais + ou - é ta legalzinho♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. A cronica relata uma fato real q normalmente ocorre hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. amei muito bom!!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me ajudou a fazer um Dever de Português!! =)

    ResponderExcluir
  6. esse texto e muito bom eu li ele quando a professora passou uma tarefa sobre essa estoria eu gosteiiii muito

    ResponderExcluir

Comente, participe!