PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

terça-feira, 17 de maio de 2011

Como usar as mídias sociais na educação?

Professor pode interagir
com alunos por meio da rede. 
(Foto ilustrativa/Getty Images)
O Facebook lançou o “Guia Facebook para Educadores”, um material gratuito que tem como proposta ajudar professores do mundo todo a entenderem a rede social e utilizarem-na como ferramenta pedagógica em sala de aula. O material está disponível no site (http://facebookforeducators.org). Por enquanto, o conteudo está disponível somente na versão em inglês. Porém, a rede social informou que espera, em breve, oferecer o conteúdo em português.

No site, é possível encontrar tutoriais, dicas e ideias criativas para a utilização do Facebook no universo escolar. De acordo com o Facebook, os professores podem manter sua privacidade e interagir profissionalmente com seus alunos utilizando os recursos de grupos e páginas, sem a necessidade de se tornarem “amigos” (ou seja, adicionarem-se mutuamente os perfis) dos estudantes.

A expectativa é a rede seja utilizada cada vez mais como ferramenta de apoio às discussões em classe, aumentando a mobilização em eventos e a adesão a causas, além da possibilidade de ministrarem aulas virtuais. Os organizadores do material defendem que a mídia social está mudando a maneira como nos comunicamos e interagimos de uma forma inédita. Conhecendo e entendendo essa tecnologia, os professores podem estimular seus alunos a serem bons “cidadãos digitais”.

Professor, na sua opinião é possível utilizar as mídias sociais na educação de forma criativa? Deixe sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe!