Foto ilustrativa/Getty Images. |
Mas o que é o autismo? Também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é classificado como um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que parece ser causada por uma predisposição genética. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta ou apegar-se a objetos. O transtorno afeta, em sua maioria, crianças do sexo masculino.
A orientação de especialistas para pais e professores de crianças autistas é criar situações de interação, no sentido de minimizar essa dificuldade de convívio social. Respeite o limite da criança autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente. Procure descobrir e explorar as 'eficiências' do autista, o que auxilia no seu processo de desenvolvimento. A paciência para lidar com essas crianças é fundamental.
Quer conhecer mais sobre o autismo e a inclusão desses estudantes no ensino regular? Leia a história de Matheus, em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/inclusao-ensina-511186.shtml?page=1.
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