PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que você sabe sobre o autismo?

Foto ilustrativa/Getty Images.
No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Autismo. De acordo com o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, em 2007 o número de autistas no Brasil chegava a 1 milhão e continua aumentando ano a ano. Muitos casos são diagnosticados quando a criança é matriculada na escola e apresenta episódios de isolamento dos outros colegas.

Mas o que é o autismo? Também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é classificado como um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que parece ser causada por uma predisposição genética. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta ou apegar-se a objetos. O transtorno afeta, em sua maioria, crianças do sexo masculino.

A orientação de especialistas para pais e professores de crianças autistas é criar situações de interação, no sentido de minimizar essa dificuldade de convívio social. Respeite o limite da criança autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente. Procure descobrir e explorar as 'eficiências' do autista, o que auxilia no seu processo de desenvolvimento. A paciência para lidar com essas crianças é fundamental.

Quer conhecer mais sobre o autismo e a inclusão desses estudantes no ensino regular? Leia a história de Matheus, em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/inclusao-ensina-511186.shtml?page=1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe!