PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Curiosidade: quantas espécies estão em extinção no Brasil?

Capa do Volume II do Livro (Divulgação).
De acordo com uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui atualmente 627 espécies ameaçadas de extinção. Todas podem ser conferidas no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado pelo governo. O levantamento foi feito em 2008. Nove anos antes, o número era bem menor: 218 espécies animais. Porém, foi só em 2008 que foram contabilizadas as espécies aquáticas.

O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. A extinção é considerada um processo natural e pode ser causada por diversos fatores, como catástrofes naturais.

Entretanto, o principal agente nesse processo é a ação do homem sobre a natureza. Desmatamentos provocados pela pecuária e a expansão urbana estão diminuindo o espaço para os animais, o que coloca as espécies em risco.

Se você quiser saber quais são as espécies que correm risco de extinção e mais informações sobre esses animais, acesse o link. Lá você encontrará informações sobre os lugares em que eles vivem, as principais ameaças que os rondam e quais as estratégias necessárias para garantir a sua sobrevivência.

Saiba mais! No vídeo da Ciência Hoje das Crianças, a seguir, , você confere imagens de alguns dos animais ameaçados de extinção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe!