PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

terça-feira, 22 de março de 2011

Calcule o quanto você economiza de água

Foto ilustrativa/Getty Images.
Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água, um bem natural que necessitamos para sobreviver. A escassez da água preocupa, por se tratar de um recurso finito e não renovável. Por isso, é importante saber a quantidade de água que gastamos e o quanto temos capacidade de economizar.

De acordo com Paulo Costa, consultor de uma empresa especializada em programas de uso racional da água, para saber quanto de água uma residência está gastando é preciso encontrar na fatura de água o consumo de água em metros cúbicos por mês.

Depois, multiplique esse número por mil e você terá a quantidade de litros consumidos na casa. Então, divida esse resultado pelo número de pessoas que vivem na casa e, em seguida, pelos dias do mês. Dessa forma você terá o valor dos litros que cada morador gasta por dia.

Saiba mais:
• Consumo em metros cúbicos por mês x 1.000 = litros consumidos na casa
• Litros consumidos na casa / número de pessoas na casa = litros consumidos por pessoa no mês
• Litros consumidos por pessoa no mês / dias do mês = litros consumidos por pessoa, por dia.


Se esse resultado for igual ou maior que 200 litros, essa residência tem um bom potencial de economia. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o ideal de consumo é de 110 litros de água por dia para cada pessoa.

(Portal Uol)

Professor, que tal tentar fazer esse cálculo na sua casa ou mesmo estimular os alunos a fazer a conta em suas casas? Caso o índice de consumo esteja acima do ideal, pode ser um bom incentivo para realizar campanhas contra o desperdício. Faça a sua parte!

Confira outros cálculos de consumo da água! Acesse a matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe!