PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Professor, que tal postar seu experimento?

Essa semana completamos 10 experimentos postados pelos professores no portal Casa de Curioso. Você, professor, que ainda não participou dessa iniciativa, que tal preparar uma produção com seus alunos e concorrer à premiação?

Para você que ainda não produziu um experimento, aí vão algumas dicas:

Primeiramente, seria interessante definir qual é a pergunta-problema que o seu experimento vai responder. Essa é a chave de todo o experimento. Depois, deve-se listar todos os materiais necessários, o passo a passo de como proceder e o que aconteceu, ou seja, qual é a explicação científica da sua experiência.

Você precisa definir um formato da sua produção (vídeo, fotonovela, animação, ilustração etc). No portal Casa de Curioso (http://casadecurioso.com.br/experimento.php) você encontra muitos exemplos de experimentos já postados, inclusive por professores.

Também é interessante dar uma olhada nos tutoriais. Nesse aqui, por exemplo, você aprende como produzir um vídeo: http://casadecurioso.com.br/tutorial_video.php?id=18.

Lembramos que você pode sempre entrar em contato com o seu formador pelo canal “Alô, Formador”!

Aguardamos seu experimento no portal!

Um comentário:

  1. seria interessante que os experimentos envolvessem investigações de verdade e não só demonstrações usadas com o propósito de ilustrar conceitos. Muitos dos experimentos que vários professores fazem, ano após ano, mais parecem "receitas de bolo" que envolvem pouquíssimo pensamento crítico. É importante que os alunos entendam como uma investigação funciona, quais são as variáveis estudadas, o que deve ser controlado, e que cada investigação levasse a uma analise mais profunda dos fenômenos estudados.

    ResponderExcluir

Comente, participe!