PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

Vantagens de se manter um blog


 
1. Aproximar pais e alunos
O hábito de utilização do blog possibilita uma ampliação da relação com os seus alunos. Além de trocar ideias com a turma, no blog, o professor pode estabelecer também um canal de comunicação com os pais e com as pessoas da comunidade. 

 
2. Oportunidade de compartilhar
O aspecto mais interessante do blog para o professor é que as postagens sempre podem ser comentadas. Com isso, você, professor, tem a oportunidade de manter contato com outras visões relacionadas à educação. Os professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão se relacionar uns com os outros, trocando experiências e reflexões. Essa prática será de grande utilidade para relatar as considerações pedagógicas sobre o projeto de trabalho, que culminou com o experimento publicado no portal Casa de Curioso.

 
3. Professor do mundo
Você, educador, também pode ampliar suas relações com o mundo pelo meio virtual. Isso acontece nos blogs por meio dos links que podem ser adicionados em seu espaço.  Esses links possibilitam a conexão do leitor às fontes de consulta. Assim, permite compartilhar todas as fontes de pesquisas utilizadas por seus alunos para a realização do projeto de trabalho, desenvolvido a partir do Circuito de Oficinas Casa de Curioso.

 
4. Tornar o trabalho visível
Você poderá mostrar ao mundo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos: desenhos, fotos, trabalhos de pesquisas, enfim, toda a produção dos estudantes e, também, todo o processo e as etapas do seu projeto pedagógico – realizado de acordo com as referências do Circuito de Oficinas Casa de Curioso –, e, principalmente, o resultado obtido junto aos alunos. Ou seja, você construirá um portfólio virtual e poderá compartilhá-lo com os leitores.

 
5. Inclusão no mundo virtual
Incorporar o blog como mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem, além de ampliar os seus recursos pedagógicos, propicia mais um instrumento de inclusão digital para os seus alunos. Incentive a integração dos estudantes ao mundo virtual, por meio de trabalhos, pesquisas, relatos, opiniões sobre os experimentos postados no portal e a produção de seus próprios conteúdos. Com isso, você, professor(a), encaminha-os a usar essa ferramenta como instrumento cotidiano e, assim, a ampliar suas possibilidades de interação com o mundo.

 
6. Transpor a sala de aula
Quando o professor e os alunos relacionam-se por meio de seus respectivos blogs, estruturam um espaço virtual de ensino-aprendizagem que amplia o tempo de interação com o aluno, para além da sala de aula. Além disso, estabelece uma nova dinâmica nessa relação. Tudo que foi tratado no tempo reservado para a aula pode ser ainda mais aprofundado em outro tempo e espaço, no mundo virtual. O conteúdo do portal, por estar no meio virtual, é uma boa opção para conectar a sala de aula com esse novo espaço.

Leia ainda:

Continue lendo >>