PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reflexões – Miguel Nicolelis

Foto: Roberto Fleury/UnB Agência
O neurocientista Miguel Nicolelis já foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American. Primeiro cientista brasileiro a ter um artigo publicado na capa da conceituada revista Science, Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke, nos Estados Unidos. A equipe foi responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) entre uma das tecnologias que vão mudar o mundo.

Continue lendo >>

Enquete da Casa de Curioso mostra opinião dos professores sobre tecnologia e ensino

Foi encerrada no último sábado a primeira enquete realizada pelo blog Casa de Curioso. O objetivo foi saber a opinião dos leitores sobre a utilização de tecnologias, como blogs e redes sociais, pelos professores no ensino. A primeira opção: “Sou favorável e utilizo essas ferramentas” foi a mais votada, com 75% dos votos, mostrando que os professores estão abertos a utilização dessas ferramentas e as utilizam.

Continue lendo >>

Quiz sobre chiclete

Foto Ilustrativa/Getty Images

Parece borracha, mas não é. Você sabe responder do que é feito o chiclete? E você sabia que alguns podem prevenir as cáries, ao invés de provocá-las? O portal UOL Educação publicou um quiz (espécie de teste de conhecimentos online), com cinco perguntas sobre a goma de mascar, que é quase unanimidade. Será que você e seus alunos sabem responder essas questões? Acesse o link: http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=10106

Continue lendo >>

Experimento Como dissolver a casca de um ovo?

Depois que o ovo está cozido é fácil descascá-lo, não é mesmo? Basta pressionar a casca até rompê-la e depois retirar pedacinho por pedacinho. Mas você acha que é possível retirar a casca de uma só vez? Nestes dois experimentos você verá que isso é possível tanto se o ovo estiver cozido como cru. Para aprender a fazer o primeiro, confira esta fotonovela da Casa de Curioso. E com o ovo cru? É só assistir a um vídeo da Ciência Hoje das Crianças. Nas duas experiências é preciso esperar de um dia para o outro para conferir o resultado.

Ovo cozido (Casa de Curioso):
http://casadecurioso.com.br/experimentoDetalhado.php?cod=22
Ovo cru (Ciência Hoje das Crianças):
http://casadecurioso.com.br/experimentoDetalhado.php?cod=69

Continue lendo >>

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio – Como comemorar?

Hoje, 19 de abril, é dia de celebrar o Dia do Índio. É dia também de realizar programações nas escolas, com atividades que recordam esses povos cheios de tradições.

Foto Ilustrativa/Getty Images.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2005 existiam 358 mil índios no país, divididos em 215 etnias e falando 180 línguas. A população indígena representa hoje apenas 0,2% da população brasileira.

Continue lendo >>

Dengue: é preciso evitar

Pneus velhos não podem se tornar
reservatórios de água parada. Foto:
Ministério da Saúde
Embora os pesquisadores já estejam mobilizados na produção de uma vacina contra a Dengue, a prevenção continua sendo a melhor arma para evitar a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com as condições adequadas (água limpa acumulada), ele fica à vontade para pôr seus ovos.

Continue lendo >>

Livros infantojuvenis são disponibilizados pela internet

Foto Ilustrativa/Getty Images.
Um projeto da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) disponibiliza mais de 30 mil registros, o equivalente a 22 mil títulos, no site da fundação. A Biblioteca Fnlij está aberta para consulta de pesquisadores, estudiosos e educadores.

Continue lendo >>

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Estudantes realizam experimento para explicar efeito estufa

Utilizando objetos como lâmpada, copo com água e uma caixa forrada com papel alumínio, estudantes da 4ª série da rede pública de Franco da Rocha (SP) estruturaram um experimento para mostrar de forma prática como ocorre o efeito estufa e as consequências para o planeta. O experimento foi realizado a partir do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE). Confira as explicações das alunas Ana Carolina Braga e Silva e Letícia Costa: 

Continue lendo >>

Tire dúvidas com astronauta da Agência Espacial Brasileira

Seus alunos têm dúvidas relacionadas ao espaço? Saiba que essas questões podem ser respondidas diretamente por astronautas da Agência Espacial Brasileira (AEB). Por meio do site da instituição, os estudantes podem escrever para o astronauta-mirim Cosminho, personagem criado pela Agência Espacial Brasileira para tirar dúvidas sobre o Programa Espacial Brasileiro.

Continue lendo >>

Dia da Conservação do Solo – que tal um experimento?

Foto Ilustrativa/Getty Images.

Hoje, 15 de abril, é o Dia da Conservação do Solo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos. Suas experiências sobre solos e agricultura tornaram-no um famoso conservacionista, dedicado à causa da conservação ambiental em todo o mundo.

Aproveite esta data comemorativa para tirar dúvidas dos estudantes sobre os variados tipos de solo. Uma dica é o experimento “Solo engolidor de água”, publicado na Ciência Hoje das Crianças nº 217, de outubro de 2010. A experiência pretende responder por que alguns tipos de solo são mais permeáveis que outros, ou seja, por que absorvem mais água.

Confira: http://www.youtube.com/watch?v=LiGR7g97Iso&feature=player_embedded.

Você sabe o que é um pedólogo? É o profissional responsável por identificar os tipos de solo e a melhor forma de usá-los. Para saber mais, acesse a reportagem “Quando crescer vou ser... pedólogo!”, no link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/videos/2010/novembro/solo-engolidor-de-agua/?searchterm=solo.

Continue lendo >>

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Experiência de inclusão social

A partir do PCHAE, uma escola do Rio de Janeiro realizou uma experiência de inclusão social. No encerramento do programa no ano passado, estudantes com necessidades educativas especiais no campo da audição, do CIEP Alberto Pasqualine, apresentaram uma música interpretada em Libras. A exposição despertou o interesse dos demais alunos que assistiram à apresentação pela linguagem. Confira ainda o depoimento em Libras do aluno Elias Adriano sobre a sua experiência com o PCHAE. Assista ao vídeo:

Continue lendo >>

Série da TV Escola aborda Divulgação Científica e Educação

Dividida em cinco programas, a série "Divulgação Científica e Educação" é uma das propostas da TV Escola para ampliar a discussão científica no país, no sentido de fortalecer a cultura científica.

Os cinco programas da série abordam a relação entre a Divulgação Científica com temas como Sociedade, Educação, Mídia, Público Infantil etc. Por meio de reportagens, entrevistas e debates, a série pretende mostrar que o fortalecimento da cultura científica se dá, na prática, por meio de um processo coletivo que envolve diversos segmentos da sociedade, como instituições de pesquisa, universidade e governo.

Todos os programas estão disponíveis, na íntegra, no endereço: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=603:salto-para-o-futuro-serie-divulgacao-cientifica-e-educacao&catid=71:destaque.

Continue lendo >>

Experimento “Aprenda sobre a capacidade térmica da água”

Você já se perguntou por que em regiões próximas a lagos e mares a temperatura não varia tão rapidamente quanto nos desertos? A Casa de Curioso propõe um experimento para entender a capacidade térmica e o calor específico da água. A ideia é mostrar o que acontece quando uma bexiga cheia de ar é aproximada da chama de uma vela... Imagine! E se a bexiga estiver cheia de água?

O vídeo pode ser conferido neste endereço: http://casadecurioso.com.br/experimentoDetalhado.php?cod=40


Continue lendo >>

Reflexões – Mia Couto

Foto: Wikipedia

Mia Couto é um escritor, natural de Moçambique, cujo nome completo é Emílio Leite Couto. Além da literatura, Mia divide suas atividades com a profissão de biólogo, com foco em Ecologia. Atualmente, ele dirige uma empresa que faz estudos de impacto ambiental, em Moçambique. Mia Couto tem realizado pesquisas em diversas áreas, concentrando-se na gestão de zonas costeiras.

Mia Couto tem um conjunto de obras publicadas, entre contos, poesias e romances. Uma dica de leitura é seu primeiro romance, Terra Sonâmbula.

Confira uma reflexão desse escritor e biólogo sobre a vida:

"Não vê os rios que nunca enchem o mar? A vida de cada um também é assim: está sempre toda por viver".
(Mia Couto)

Continue lendo >>

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PCHAE: Início do Circuito de Oficinas em Guarulhos

Começa hoje, em Guarulhos, o Circuito de Oficinas do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), desenvolvido para professores da rede pública municipal. O primeiro tema da formação docente é: Leitura de Textos de Divulgação Científica.

Durante o Circuito, os professores trabalharão com a revista Ciência Hoje das Crianças, única publicação científica escrita por pesquisadores especialmente para o público infantil, e discutirão diferentes formas de integrá-la às suas aulas.

Continue lendo >>

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Opções culturais no Centro Cultural do Banco do Brasil

Uma boa dica para quem quer realizar bons programas durante o tempo livre é participar das programações do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro, que fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. O Centro conta com exposições, biblioteca, museu e arquivo histórico, tudo com entrada gratuita.

Existem também opções pagas, mas com preços bastante acessíveis. No caso de sessões de cinema, por exemplo, os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (inteira e meia, respectivamente).

Continue lendo >>

Mês Global da Astronomia incentiva o estudo da ciência

Foto ilustrativa/Getty Images.
Olhar para o céu e observar os astros não é apenas um simples passatempo. Há muito tempo a observação dos corpos e fenômenos celestes influencia a vida aqui embaixo. Com o auxílio da Astronomia aprendemos a origem de fenômenos do cotidiano, como os dias e as noites, as estações do ano, o calendário e as marés. O mês de abril é considerado o Mês Global da Astronomia.

Continue lendo >>

O que você sabe sobre o autismo?

Foto ilustrativa/Getty Images.
No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Autismo. De acordo com o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, em 2007 o número de autistas no Brasil chegava a 1 milhão e continua aumentando ano a ano. Muitos casos são diagnosticados quando a criança é matriculada na escola e apresenta episódios de isolamento dos outros colegas.

Mas o que é o autismo? Também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é classificado como um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que parece ser causada por uma predisposição genética. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta ou apegar-se a objetos. O transtorno afeta, em sua maioria, crianças do sexo masculino.

Continue lendo >>

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

Livro O Rouxinol e o
Imperador da China, de
Andersen. Editora Global. 
Para homenagear um dos maiores escritores de livros infantis, foi criado o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado amanhã, dia 2 de abril. Essa é a data do nascimento do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, que escreveu, entre outras histórias, O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Nova Roupa do Imperador.

A leitura de um texto literário infantil pode criar situações que promovam a discussão sobre valores morais, sentimentos e atitudes. Mas ler um livro também possibilita à criança percorrer outros mundos, conhecer pessoas, culturas e lugares novos e dar asas à imaginação!

Continue lendo >>

1º de abril: Você já caiu nessa?

Hoje é 1º de abril, tradicionalmente conhecido pelo Dia da Mentira. Mas você sabe de onde surgiu o costume de “pregar peças” neste dia? Saiba que tem tudo a ver com o Ano Novo. Ficou confuso? Então, leia a origem desse hábito na matéria da revista Ciência Hoje das Crianças, publicada em 2009. Acesse o link aqui.
E, a propósito, é tudo verdade!

Continue lendo >>

Quer aprender idiomas de graça?

É possível fazer cursos de línguas sem sair de casa, sem pagar nada e o melhor, relacionando-se com pessoas que falam o idioma que você quer aprender.

Pelo menos essa é a ideia de sites como o Livemocha.com. A proposta é ser uma rede de relacionamentos (semelhante ao orkut e ao facebook), na qual os internautas informam a sua língua nativa e os idiomas que desejam aprender. Dessa forma, estudam enquanto fazem novos amigos.

Continue lendo >>

Características de um bom professor

Foto ilustrativa/Getty Images.
Dez entidades brasileiras responderam a uma enquete proposta pelo portal Todos pela Educação. O movimento perguntou o que é um bom professor, ou seja, que características são importantes para ser um bom docente.

O Ministério da Educação foi uma das entidades contatadas. Por meio da secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, a entidade respondeu que um bom professor deve gostar de fato da profissão, saber trabalhar coletivamente. Mas ressaltou que é preciso que o profissional tenha subsídios para exercer a docência.

Para saber a opinião das outras entidades, acesse aqui.

E na sua opinião, o que é preciso para ser um bom professor? Deixe sua opinião!

Continue lendo >>

Curiosidade: quantas espécies estão em extinção no Brasil?

Capa do Volume II do Livro (Divulgação).
De acordo com uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui atualmente 627 espécies ameaçadas de extinção. Todas podem ser conferidas no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado pelo governo. O levantamento foi feito em 2008. Nove anos antes, o número era bem menor: 218 espécies animais. Porém, foi só em 2008 que foram contabilizadas as espécies aquáticas.

O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. A extinção é considerada um processo natural e pode ser causada por diversos fatores, como catástrofes naturais.

Continue lendo >>